Passos para o desenho realista de Nariz
Passo 1 Primeiramente faça o esboço, ou seja, o contorno do nariz. Esse contorno deve ser feito com levesa, para que desapareça quando for sombrear
Passo 2 Em seguida, pegar um lápis 3B (ou outro de sua escolha) e ir passando o grafite nas partes mais escuras do nariz. Não importa se ficou bom ou não, desde que fique homogênio, pois será esfumado depois.
Passo 3 Esfumar a parte que passou o grafite, buscando alcançar o tom original da imagem.
Passo 4 Repetindo os 2 últimos passos, eu trabalho em outra área escura do nariz. Neste desenho, a fonte de luz está vindo da direita, então toda a sombra mais escura fica do lado esquerdo.
Passo 5 Agora começamos a trabalhar a área próxima à narina. Este é um dos lugares mais escuros em um nariz, porque ali está sendo recebida a sombra da narina. Esta parte também deve ser esfumada usando um esfuminho igual os passos anteriores. Ao trabalhar em um desenho, sempre tente lembrar-se qual a direção da fonte de luz está vindo.
Passo 6 Em seguida, comece a fazer a parte de cima do nariz, onde a textura também é mais escura. No desenho realista geralmente é assim: Fazemos uma pequena parte de cada vez! é isto que garante um bom resultado!
Passo 7 O lado esquerdo do nariz fica sombreado. Com o esfuminho vou espalhando o grafite das partes escuras para as partes claras, fazendo um degrade. Se achar que deve escurecer mais alguma parte, basta aplicar mais grafite e esfumar mais um pouco.
Passo 8 A parte mais escura da narina, esse lado esquerdo, geralmente uso o lápis 3B e em seguida uso o esfuminho para dar o acabamento. Quando temos áreas muito escuras, como por exemplo o “buraco do nariz”, e precisamos fazer pelos, eu os faço apos escurecer, usando uma borracha plástica com uma beirada bem fina, passo a borracha com o objetivo de tirar o excesso de grafite. Outra opção seria passar o boleador antes de escurecer.
Passo 9 Depois de passar a borracha, faço alguns retoque com um lápis de ponta fina, caso a borracha tenha tirado mais grafite que deveria.
Passo 10 Voltando-se ao nariz, começo a espalhar o grafite para as outras áreas com o esfuminho.
Passo 11 Vou espalhando, formando o tom mais leve que existe do outro lado do nariz. Mas eu também uso um pouco de lápis no lado direito, pois as vezes é preciso colocar um tom mais forte em algumas áreas, e nesse caso, uso o lápis.
Passo 12 Agora começamos a trabalhar na parte do olho do lado direito.
Passo 13 O nariz já está basicamente pronto. Tudo o que você precisa fazer é refinar seu desenho, colocando alguns detalhes sutis, mas essenciais para deixar seu desenho com aspecto realista.Você pode adicionar poros para o nariz, os cabelos, as imperfeições, o que você queiser, até mesmo uma verruga. Os mais jovens estão mais propensos a ter uma pele mais lisa, e os mais de idade uma pele com imperfeições. lembre-se sempre disso, e terás sucesso.
Passo 14 Nesse exemplo, escolhi fazer um desenho de um nariz de idoso, de forma que fosse visível os detalhes que podemos colocar, para tornar o desenho real. Então eu adicionei poros, sardas, luz, pelos, rugas e alguns para ele.
Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como eu faço as coisas todos os dias, mas a idéia básica do desenho é apenas para entender como fazer os tons de fluxo e para treinar o olho para ver o que os outros não vêem. Pratique!
Nenhum comentário:
Postar um comentário